Ter uma agenda pode ser terapêutico!
- Carol Naves
- 20 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2024

Manter uma agenda é mais do que uma simples questão de organização: é um hábito com grande potencial terapêutico! Ao escrever suas tarefas e compromissos, você está, de certa forma, externalizando preocupações e criando uma estrutura mais clara para seu dia. Isso reduz a sensação de sobrecarga mental e ajuda a combater a ansiedade, pois as atividades do cotidiano passam a ser visíveis e gerenciáveis.
A ansiedade muitas vezes surge quando sentimos que perdemos o controle sobre o tempo ou as tarefas que temos pela frente. Ter uma agenda nos dá a oportunidade de visualizar melhor os compromissos e o que mais precisar ser feito, nos permitindo planejar com antecedência, a fim de cumprir metas e prazos. Quando você organiza seu tempo, diminui a incerteza e, consequentemente, a ansiedade.

Além disso, ao estabelecer metas diárias ou semanais e acompanhá-las em sua agenda, você também trabalha sua autoconfiança e satisfação pessoal. Marcar uma tarefa como concluída pode ser entendido como um pequeno progresso, o que pode proporcionar uma sensação de satisfação, ajudando a fortalecer a autopercepção positiva e a reduzir sentimentos de frustração.
Outro aspecto terapêutico da agenda é que ela facilita o autocuidado. Quando você planeja seus dias, deve, também, reservar tempo para descanso e atividades de lazer, algo fundamental para a saúde mental e emocional. Estar ciente dessas pausas e momentos de lazer também ajuda a equilibrar a rotina, prevenindo o esgotamento e o estresse.
IMPORTANTE: IMPREVISTOS ACONTECEM!
Mesmo com uma agenda bem estruturada e organizada, surpresas e situações inesperadas ainda podem (e vão) acontecer, por serem exatamente o que são: imprevisíveis. Você não irá prever incidentes e esta nem deve ser a intenção. A agenda é um instrumento dinâmico e pode ser reorganizado para comportar compromissos excepcionais e eventuais, de acordo com a necessidade do dia.
Portanto, a agenda não é apenas uma ferramenta para produtividade, mas também um instrumento útil para cuidar de si mesmo, diminuir o estresse e promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Comentários